Previous slide
Next slide
Search
Close this search box.
Educação

México avança na descriminalização do uso recreativo de cannabis

Compartilhe:

Compartilhe:

Em 2021 a Suprema Corte do México descriminalizou o uso recreativo privado de cannabis por adultos, considerando a proibição atual como inconstitucional.

Em uma decisão por oito votos a três, o tribunal decidiu que adultos podem se registrar para obter licenças que lhes permitam cultivar e consumir sua própria cannabis.

Mas fumar em público e na frente das crianças segue proibido.

O país se torna assim o 2º na América Latina a tomar essa medida, depois do Uruguai, que em 2013 legalizou também a produção e venda da cannabis.

A decisão mexicana, que não menciona a comercialização de cannabis, foi tomada depois que um projeto de lei de legalização parou no Congresso.

“Hoje é um dia histórico para as liberdades”, disse o presidente da Suprema Corte, Arturo Zaldívar, logo após o veredicto.

A ONG México Unidos Contra o Crime disse que a decisão “não descriminaliza as atividades necessárias para realizar o consumo”, como posse e transporte.

A Câmara dos Deputados do México aprovou um projeto de lei legalizando o uso recreativo da maconha em março de 2021. A legislação permitiria que usuários com licença carregassem até 28 gramas e cultivassem até oito plantas em casa para uso pessoal. Atualmente, é ilegal transportar mais de cinco gramas.

Os defensores da legalização esperam que a medida tomada pelo governo mexicano possa reduzir parte da violência relacionada ao comércio ilegal de drogas, que mata milhares de pessoas no país todos os anos.

Acompanhe nossas reportagens sobre este e outros temas.

Somos uma revista e uma plataforma dedicadas à cobertura mundial de tudo sobre a cannabis.

Informação de qualidade com responsabilidade. Não fazemos apologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *